quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

FOLHADO DE BERINJELA E ABOBRINHA

Surpreendente!

 Tenho uma receita que faço há anos aqui em casa, que minha prima Symon me enviou: Lasanha de berinjela. Basicamente, você corta as berinjelas em fatias não muito finas e coloca no refratário. Depois vai alternando as camadas de mussarela e presunto. Leva ao forno com orégano e pronto! Receita prática como a Symon. Fica deliciosa!
Para variar, criei a partir desta receita, esta que estou postando hoje: Folhado de berinjela e abobrinha.
Primeiramente porque queria porções individuais. Não há desperdício e fica mais fácil servir sem desmontar a "lasanha". Também queria variar expermentando alternar com abobrinha pois esta combinação de sabores, na minha opinião é divina! Chamei de folhado, pois seu aspecto nos lembra a massa mil folhas.
Foi um sucesso o resultado e ainda bem que fotografei antes de servir pois caso contrário não teria sobrado nem um pedacinho.
Eu usei 2 berinjelas e 1 abobrinha para 6 porções individuais e de bom tamanho. Sabendo que 1 porção corresponde para mim em um almoço.

Fatie as berinjelas e a abobrinha com fatiador de legumes, mandolina ou mesmo na faca. Garanta que elas fiquem finas.Veja em Involtini de Berinjela, como cortar.
Em uma frigideira bem quente, grelhe as fatias uma a uma. Eu não uso óleo, mas não há problemas se quiser usar um fio de azeite. Não coloque uma por cima da outra, a menos que vá preparar imediatamente. Eu grelhei na hora do almoço e preparei só a noite para o lanche.

Sugestão de uma sequência para montagem:

  • fatia de berinjela
  • molho de tomate
  • orégano
  • fatia de abobrinha
  • queijo
  • presunto, peito de peru ou blanquet de peru
  • molho de tomate
  • orégano





Você deve repetir as camadas até que terminem todos os ingredientes. Lembre-se de terminar com uma fatia de mussarela


Ingredientes:
2 berinjelas
1 abobrinha
200grs de peito de peru defumado
200grs de mussarela light fatiada
molho de tomate
orégano

Preparo
Corte as berinjelas e abobrinha em fatias bem finas
Grelhe as fatias em uma frigideira bem quente. Monte na sequência que desejar, começado sempre pela berinjela e terminando com a mussarela.

Coloque em forno pré-aquecido por 20 minutos e sirva regado no azeite de oliva.

2 comentários:

  1. Falou tudo: surpreendente! Gosto demais de beringela e intercalada com queijo e molho vermelho, como uma lasanha... Hmmmmm.... Sugestão anotadíssima! Beijos e parabéns pelo blog! Paula

    ResponderExcluir
  2. Maravilha, fiz hoje, realmente com a abobrinha fica melhor do que somente a berinjela. Pls volte a publicar delícias! Bjs

    ResponderExcluir

Algumas pessoas me relataram que encontraram dificuldades para fazerem comentários. Sugiro que você escolha a opção nome/URL na caixa abaixo "comentar como". Coloque o seu nome e não precisa preencher a URL. Acredito que assim ficará mais fácil.

Você poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...