quarta-feira, 14 de novembro de 2012

PRESENTES CONSUMÍVEIS


Eu vou aderir. E você?


Quero propor a vocês um pensamento que vem sendo elaborado dentro de mim desde que um amigo, no meu aniversário, trouxe o conceito de que deveríamos amadurecer a ideia de apenas presentear algo consumível. Ou seja, aquilo que é usável durante um tempo ou que sirva a um propósito específico na rotina das pessoas.
Com o passar dos anos, é comum as pessoas irem acumulando objetos e chegam a um ponto em que qualquer  presente não mais agrega valor. (qualquer objeto a mais em casa, nas gavetas ou armários, se torna um transtorno).  Este tempo é quando concluímos que já temos o suficiente para viver bem e a simplicidade começa a fazer parte do plano de vida.

Eu me proponho a oferecer presentes consumíveis dentro do contexto correto, para pessoas que já estão nessa fase e que já comungam a idéias de desapegar.
.
Usar o bom senso é a chave certa. Existem pessoas que estão ainda em fase de montar a casa e necessitam presentes utilitários. Crianças que estão em fase de desenvolvimento de habilidades e necessitam de presentes instigantes. Mas a ideia que deveria prevalecer é a de que os presentes que vamos dar, não se tornem mais um objeto sem uso. O melhor, na minha opinião, são aqueles que as pessoas usarão por um tempo determinado e por si só acabam, são finitos.

Este pensamento é mais amplo do que simplesmente o de não acumular. Precisamos pensar no quanto geramos de resíduos indesejáveis para o planeta, ou seja, aqueles que não são de fácil decomposição, que varia de meses a décadas.

Se já temos um vidro bonito em casa que está sem utilidade, porque não reaproveitá-lo como embalagem para biscoitos amanteigados, balas, geleias ou compotas? Podemos dar a ele uma roupagem criativa e encantar quem o receberá.

Costumo fazer pães especiais para aquela determinada data e presentear. Também bolos são uma ótima pedida.

Existe a ideia de presentear com algum serviço ou experiência que você tenha. Um exemplo interessante seria o de dar ingressos para um espetáculo, um dia no kid's play, uma massagem^que você saiba fazer, ficar uma noite para os papais saírem sozinhos sem as crianças, organizar um armário para alguém se este for o seu forte e assim por diante.

Pois bem, vou começar a praticar essa idéia. Você vem comigo?

Como contribuição quero deixar algumas sugestões de presentes consumíveis/comestíveis que você pode fazer e embalar criativamente.

Se você ainda não conhece a técnica de embrulhar com tecido da japonesa Fusoriki, vale à pena conhecer.Assista em vídeo clicando aqui ou aqui e investigue um pouco mais neste endereço também.

furoshiki_chirimen03.jpg

                            http://www.geishablog.com/uncategorized/wrapping-the-japanese-way/

BOLO DE BANANA E ESPECIARIAS 
Para começar, vou sugerir o bolo de banana com especiarias que já é uma prática recorrente que tenho de fazê-lo e presentear. Ele é um bolo fino e fica muito elegante para datas comemorativas como Páscoa, Natal e aniversário.
Veja a receita aqui: http://gosteidemais.blogspot.com.br/2012/10/bolo-de-banana-e-especiarias.html
E para embalar veja o passo a passo aqui: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algumas pessoas me relataram que encontraram dificuldades para fazerem comentários. Sugiro que você escolha a opção nome/URL na caixa abaixo "comentar como". Coloque o seu nome e não precisa preencher a URL. Acredito que assim ficará mais fácil.

Você poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...