segunda-feira, 12 de agosto de 2013

JAMBALAYA DE BACALHAU

 Leve, sofisticado e funcional

Como diz a Drª Gisela Savioli:"Não dá para ficar inerte diante de um prato como este."


Caríssimos leitores e seguidores,
Voltei, agora com a gastronomia funcional.Você sabe o que é isso?

O termo alimentos funcionais, se refere aos alimentos que contêm ingredientes ativos que beneficíam o organismo de alguma forma, possuindo assim grande potencial para abrandar a evolução de doenças, promover a saúde.
Em geral, os probióticos, prebióticos, fitoesteróis, antioxidantes e as fibras são alimentos funcionais e podem atuar evitando a absorção da gordura e do colesterol, são bons para o intestino e beneficam a saúde em geral.

A definição mais atual de Probióticos é: suplemento alimentar, rico em microorganismos vivos, que afeta de forma benéfica seu consumidor, através da melhoria do balanço microbiano intestinal.
Ler mais

Já os alimentos Prebióticos, colaboram para que somente sejam absorvidas pelo intestino as substâncias necessárias, eliminando assim o excesso de glicose (açúcar) e colesterol, favorecendo, então a diminuição do colesterol e triglicérides totais no sangue.
Ler mais

A estrutura dos Fitoesteróis é muito similar à do colesterol . Seu mecanismo de ação envolve a inibição intestinal de absorção do colesterol e diminuição de sua síntese no fígado. Eles não são produzidos pelo próprio corpo. Por isso, é necessário incluí-los na alimentação: nozes, sementes de girassol, canola, milho, feijões, abacate, legumes e verduras e etc.
Ler mais

Pois bem, tudo isso descobri quando em minha busca pelo sem gluten e sem lactose, encontrei o livro Escolhas e Impactos que nada mais nada menos nos leva a uma alimentação do tempo da vovó.
Bem não vou alongar a conversa mas se você anda em busca de uma alimentação adequada, procure por esta leitura e depois volte aqui para me contar .
             
                                  

Bem, neste último sábado nos reunimos então para fazer o Jambalaya de Bacalhau, em uma prévia comemoração do dia dos pais. Um espetáculo! Melhor ainda o efeito no organismo que por mim foi sentido no dia seguinte. Por minha conta salpiquei uns amendoins por cima para dar um crocante.

Hummm. Delícia!


Vai aí o vídeo com os autores ensinando a receita. Dra Gisela Savioli nutricionista funcional e o Chef Renato Caleffi sócio do restaurante Le Manjue Bistrô em São Paulo.

Ingredientes

1 xícara de arroz cateto integral com vermelho cozidos
2 colheres de sopa de arroz negro cozido
100g de bacalhau do tipo de sua preferência, em lascas (pode usar outro peixe de sua preferência, de sua região ou da época)
1 punhado de tomatinhos-cortados ao meio
1 colher de sopa de salsinha picada
1/4 de cebola cortada em fatias finas
1 punhado de brócolis fatiado
fios de azeite
2 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de azeitonas
1 colher de sopa de azeite de rúcula

Preparo

Dessalgue o bacalhau.
Cozinhe o bacalhau em água fervente por 8 minutos e escorra; desfie em lascas. Ferva água em uma panela e coloque os brócolis até ficarem macios, porém durinhos. Escorra e coloque em água
com gelo. Reserve.

Refogue no azeite a cebola, em seguida o alho; adicione as lascas de bacalhau e o arroz. Adicione o restante dos ingredientes: brócolis, azeitonas e depois o arroz negro, a salsinha por último, misture tudo delicadamente.

Adicione fios de azeite e sirva.




quinta-feira, 4 de julho de 2013

POR ENQUANTO...

Caríssimos amigos do blog Gostei Demais,

Estive ausente durante tantos meses porque estava grávida de um novo projeto que nasceu hoje.
Optei por não postar durante estes meses, para me dedicar à fundamentação da minha nova proposta, e não postar por postar, já que iniciei este blog com tanto carinho. Não é minha intenção abandonar esta cozinha. Entretanto um grande projeto, que ora inicia pequeno, foi gestado e agora toma forma.
Se trata do Ateliê Catavento. Um projeto direcionado a crianças e jovens com o intuito de trabalhar hábitos de convivência social, boas maneira e postura. Tudo isso tendo a arte, a costura e a culinária, claro, como ferramentas que estruturam o aprender a conhecer, a ser e conviver. Pilares estes propostos pela Unesco para o desenvolvimento de habilidades e competências para gostar de aprender.


Convido todos vocês a conhecerem o meu ainda, tímido blog http://ateliercatavento.blogspot.com.br/

Nele está toda a fundamentação para que você possa compreender a proposta, se encantar por ela e quem sabe, divulgar para quem goste.
O blog Gostei Demais, publicará as receitas de culinária produzida com as crianças sendo esta ma forma de manter viva a nossa ligação.
Espero a sua visita ao novo blog do ateliê.

Um abraço carinhoso a todos.
Cláudia


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

FOLHADO DE BERINJELA E ABOBRINHA

Surpreendente!

 Tenho uma receita que faço há anos aqui em casa, que minha prima Symon me enviou: Lasanha de berinjela. Basicamente, você corta as berinjelas em fatias não muito finas e coloca no refratário. Depois vai alternando as camadas de mussarela e presunto. Leva ao forno com orégano e pronto! Receita prática como a Symon. Fica deliciosa!
Para variar, criei a partir desta receita, esta que estou postando hoje: Folhado de berinjela e abobrinha.
Primeiramente porque queria porções individuais. Não há desperdício e fica mais fácil servir sem desmontar a "lasanha". Também queria variar expermentando alternar com abobrinha pois esta combinação de sabores, na minha opinião é divina! Chamei de folhado, pois seu aspecto nos lembra a massa mil folhas.
Foi um sucesso o resultado e ainda bem que fotografei antes de servir pois caso contrário não teria sobrado nem um pedacinho.
Eu usei 2 berinjelas e 1 abobrinha para 6 porções individuais e de bom tamanho. Sabendo que 1 porção corresponde para mim em um almoço.

Fatie as berinjelas e a abobrinha com fatiador de legumes, mandolina ou mesmo na faca. Garanta que elas fiquem finas.Veja em Involtini de Berinjela, como cortar.
Em uma frigideira bem quente, grelhe as fatias uma a uma. Eu não uso óleo, mas não há problemas se quiser usar um fio de azeite. Não coloque uma por cima da outra, a menos que vá preparar imediatamente. Eu grelhei na hora do almoço e preparei só a noite para o lanche.

Sugestão de uma sequência para montagem:

  • fatia de berinjela
  • molho de tomate
  • orégano
  • fatia de abobrinha
  • queijo
  • presunto, peito de peru ou blanquet de peru
  • molho de tomate
  • orégano





Você deve repetir as camadas até que terminem todos os ingredientes. Lembre-se de terminar com uma fatia de mussarela


Ingredientes:
2 berinjelas
1 abobrinha
200grs de peito de peru defumado
200grs de mussarela light fatiada
molho de tomate
orégano

Preparo
Corte as berinjelas e abobrinha em fatias bem finas
Grelhe as fatias em uma frigideira bem quente. Monte na sequência que desejar, começado sempre pela berinjela e terminando com a mussarela.

Coloque em forno pré-aquecido por 20 minutos e sirva regado no azeite de oliva.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

TABULE DE QUINOA COM MANGA ROSA

Tire proveito!

  
Aqui em casa gostamos muito de tabule. Mas desde que tirei o glúten da minha vida, alguns pratos sumiram do cardápio. O tabule por exemplo, foi um deles. Mas a textura da quinoa faz bem o papel do trigo nesta receita. Aliás, sempre comento que a quinoa tem tantos benefícios que vale à pena incorporá-la ao cardápio.Veja outras sugestões que já postei anteriormente: Salada de Quinoa com Frutas , Risoto de Quinoa com Shimeji e Strgonoff de Legumes
Veja alguns de seus benefícios:

  • fonte de aminoácidos. Possui todos os aminoácidos necessários ao nosso organismo, inclusive aqueles que o organismo não fabrica naturalmente.
  • Fonte de proteínas de alta qualidade.
  • Contém vitaminas A, B1, B2, B3, B6, C e E.
  • Possui minerais como ferro, fósforo, cálcio, magnésio, potássio, zinco e manganês.
  • Alto valor energético, pouca gordura e grande quantidade de fibras.
  • Rica em ômega 3 e 6.
  • Possui fitoestrógenos, substâncias naturais similares à ação de certas hormonios, ajudando a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.


Tabule de Quinoa com Manga Rosa

Ingredientes
1 xícara de quinoa
1/3 de pimentão amarelo ( Da próxima vez colocarei o vermelho)
1/3 de pepino
3 fatias de manga rosa
1 maço de hortelã
1 maço de salsinha
Algumas folhas de cebolinha

Preparo
Cozinhe a quinoa, de acordo com as instruções da embalagem
Corte todos os ingredientes no menor tamanho que conseguir, para ficar tão delicado quanto o grào de quinoa.
Somente a manga deve ser cortada um pouquinho maior para que o gosto fique mais evidente.
Misture todos os ingredientes à quinoa e tempere com limão e molho inglês.





terça-feira, 22 de janeiro de 2013

FRANGO TERIYAKI

Com sabor de quero mais!

Sempre chamei este prato de frango à moda Argentina. Fui descobrindo que não  era bem este nome. Na realidade, uma mistura de aromas e sabores que fica até difícil falar da procedência. Já ouvir dizer ser tailandês, andino e até coreano.
Importa pouco, o sabor fala por si. Consegui agradar o paladar de todos aqui em casa, inclusive da minha pequena.
Recomendo com 5 estrelas este prato para qualquer ocasião.
Já ouvi dizer que este molho fica excelente com qualquer tipo de carne. Mas até hoje, só fiz com frango e um outro um pouco parecido com lombinho.


Melhor ainda é a simplicidade e rapidez deste prato. Faça o molho de acordo com a receita e deixe marinar por pelo menos 1 hora.
Já fiz sem deixar marinar e fica muito bom também,
Retire os pedaços de frango do molho e doure com um fio de óleo. Em seguida, coloque o molho da marinada e acrescente as cenoura, o salsão e o pimentão. Corte algumas folhas de capim limão e acrescento ao molho juntamente com o gengibre. Aguarde até que a cenoura esteja al dente e desligue.
Sirva com arroz branco.





Frango Teriyaki

Ingredientes para o molho:

¼ xícara de mirin (saquê licoroso)
¼ xícara de shoyu (molho de soja)
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo claro
4 cm de gengibre fresco ralado
500grs de peito de frango ou cortados em cubos de 2 cm ou coxa e sobre-coxa sem pele.
1 colher (sopa) de óleo vegetal


Ingredientes extras
I pimentão amarelo, cortado em tirinhas, sem sementes.
1 cenoura pequena cortada em rodelas finas
2 taldos de aipo cortados em tiras
folhas de capim limão

Preparo:
1- Num recipiente fundo, ponha o frango cortado em tiras ou cubos, e acrescente o resto de ingredientes, um a um. Com as mãos lavadas misture tudo muito bem, até formar uma pasta. Reserve e refrigere para marinar por, no mínimo, 1h 30m.
2- Numa panela quente, de preferência wok, com um fio de óleo, coloque o frango, e deixe tostar por fora, dos dois lados.
3- Depois, com o fogo baixo, despeje o molho da marinada por cima do frango, acrescente o pimentão,a cenoura, o aipo e as folhas de capim limão. Cubra com a tampa da wok durante uns minutinhos, até estar tudo cozido e o molho um pouco reduzido.



segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

COSTELINHA COM MOLHO BARBECUE ESPECIAL

Domingo em família, sempre uma festa! Mas esse negócio de pensar uma comida fácil e ao mesmo tempo gostosa, é tarefa das mais complicadas que tem. Na procura por uma receita prática, surgiu esta opção trazida por uma irmã que faz curso de gastronomia com Fernando Castanheira da Confraria Adore, aqui em B.H. Segue abaixo a receita da delícia e da praticidade.


O que diferencia este molho, além do tempero RUF, é a fumaça que é colocada para dar um sabor de defumado. Claro que se você não encontrar para comprar, faça sem ela que ficará também muito gostoso.

Costelinha ao Molho Barbecue

I e 1/2 Kg de costelinha
Sal  e pimenta do reino a gosto
Azeite para selar

Molho:
400ml de catchup de qualidade ( Heinz)
300ml de vinagre de maça
80ml de mel ou melado de cana
200g de açucar mascavo
100g de RUB* - receita abaixo
10ml de fumaça líquida ( Aqui em B.H. encontra-se apenas no mercado central. )

* Rub - Fazer esta receita e guardar o restante em pote fechado.

1 colher sopa de açúcar mascavo
3 colheres sopa de páprica doce
1 colher sopa de pimenta do reino
1/2 colher café de chilli em pó
1/2 colher sopa de alho em pó
1/2 colher sopa de cebola em pó
1 colher sopa de sal

PREPARO
Tempere as costelinhas com sal e pimenta do reino a gosto e asse em forno préàquecido por aproximadamente 50 minutos
Enquanto isso, prepare o molho, misturando aos ingredientes em uma panela. Depois de colocar todos os ingriendentes, leve ao fogo até reduzir em 1/3 a mistrua. Quando estiver assada a costelinha, coloque o molho barbecue por cima e sirva imediatamente.

CONFIT DE TOMATINHOS COM ALHO E TOMILHO

Passando para deixar uma ideia que facilita a nossa vida na cozinha do dia a dia.
Opção versátil para se ter na geladeira!











                                                                                                                                               A nossa geladeira, deve ser um lugar em que armazenamos itens curingas que nos salvam em algumas situações. Algumas conservas caseiras como o pepino agridoce por exemplo, são ótimas como um tira-gosto ou para slapicar em cima de uma salada.
Estes tomatinhos que encontrei no blog Dedo de Moça, também tem a mesma função: manter na geladeira, depois de assados para salpicar na salada ou como uma opção para massas. Pode ser servido como um tira-gosto. O Caldinho fica delicioso para molhar um pãozinho francês. Hummm...
Quando compro os tomatinhos e eles estão um pouco grandes, não hesito em cortá-los ao meio. Ficam mais delicados.


Vale à pena dobrar a receita do molho porque ele é muito saboroso! Caso não faça muito molho, depois de frio, acrescente azzeite e deixe na geladeira em um pote bem vedado.



Tomate confit com Alho e Tomilho


Ingredientes

500g de tomate cereja ou sweet
1/2 cabeça de alho descascado e inteiro
1 ½ xícaras (chá) de azeite de oliva extra virgem
5 ramos de tomilho fresco
1 colher (sopa) de açúcar refinado
Pimenta do reino moída na hora e sal a gosto

Preparo
1. Em um refratário de vidro coloque os tomates higienizados, os dentes de alho e os ramos de tomilho.
2. Regue com azeite, tempere com sal, pimenta e o açúcar refinado.
3. Asse em fogo baixo (180°C) por 2 horas, mexendo de vez em quando.
OBS: O azeite ficará aromatizado e muito saboroso. Reutilize-o para temperar carnes ou saladas.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

PÃOZINHO DE MANDIOQUINHA E BATATA


Apesar da aparência, este pãozinho, não tem qualquer relação com o nosso famoso pão de queijo mineiro. Mas é de-li-ci-o-so para ser degustado assim que sai do forno. Incrivelmente leve, saboroso e principalmente nutritivo. Além de tudo isso , sem glúten e sem lactose. Para mim, perfeito por dois grandes motivos: a minha pequena amou de paixão e comeu sozinha um tabuleiro. Já comentei que quando acerto o paladar desta pequena exigente de 8 anos, fico realizada. Como ela não come nenhum legume ou verdura, todas as receitas que posso incluí-los, não meço esforços. Segunda razão: uma excelente opção para o lanche sem glúten.
Encontrar algo salgado para o lanche e sem aquele amargo dos pães sem glúten, não é fácil.
Foi pesquisando no site SEM LACTOSE, que encontrei esta sugestão e gostei demais!


Coloque a água morna em uma tigela grande e adicione o fermento e o açúcar. Misture e aguarde 10 minutos para que o fermento cresça.

 Depois de crescido, adicione a batata e a mandioquinha amassadas, os ovos inteiros, a margarina, o sal e 2 xícaras de fécula de mandioca. Misture tudo muito bem e vá acrescentando aos poucos mais fécula de mandioca até obter uma massa lisa e macia, que não esteja grudando nas mãos.




Divida a massa em bolinhas, grandes ou pequenas, como preferir. Coloque os pãezinhos em uma forma untada e enfarinhada e deixe a massa descansar por 1 hora. Ela irá dobrar de tamanho.


 Pincele por cima com a gema do ovo.
Asse em forno pré-aquecido em 180ºC por 25 minutos ou até os pãezinhos ficarem dourados.




Como sabemos, qualquer pão, depende das condições do clima. No dia em que preparei esta receita, gastei muito mais fécula do que previa a receita. Por isso mesmo, no outro dia pela manhã ele já estava mais ressecado e não ficou tão gostoso. Mas afirmo que assá-los no momento do lanche é magnífico. Foi muito engraçado porque quase não sobrou para a foto. Foram 45 pãezinhos    e sobraram exatamente os que estão na foto. Imagine que isso para 3 pessoas.


INGREDIENTES
2 tabletes de fermento biológico (seco) ou 1 pacotinho de fermento biológico em pó (próprio para pães e massas, equivalente aos 2 tabletes de fermento seco)
1/2 xícara de água morna
100g de margarina sem lactose
1 batata média, cozida e amassada
2 mandioquinhas médias, cozidas e amassadas (aproximadamente 400g)
2 ovos
2 colheres (chá) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
600g de fécula de mandioca
1 gema de ovo (para pincelar por cima)



PREPARO

Descasque a batata e as mandioquinhas e coloque para ferver em uma panela com água. Quando estiverem bem macias, retire-as da panela e passe-as pelo espremedor de batatas.

Coloque a água morna em uma tigela grande e adicione o fermento e o açúcar. Misture e aguarde 10 minutos para que o fermento cresça.

Depois de crescido, adicione a batata e a mandioquinha amassadas, os ovos inteiros, a margarina, o sal e 2 xícaras de fécula de mandioca. Misture tudo muito bem e vá acrescentando aos poucos mais fécula de mandioca até obter uma massa lisa e macia, que não esteja grudando nas mãos.

Divida a massa em bolinhas, grandes ou pequenas, como preferir. Coloque os pãezinhos em uma forma untada e enfarinhada e deixe a massa descansar por 1 hora. Ela irá dobrar de tamanho.

Caso queira rechear, coloque a massa na palma da mão e afunde com o dedo polegar. Coloque o recheio e feche novamente a bolinha.

Pincele por cima com a gema do ovo.

Asse em forno pré-aquecido em 180ºC por 25 minutos ou até os pãezinhos ficarem dourados.


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

TORTA GELADA DE GANACHE E BRIGADEIRO

Receita de Família!



Delícia de virada. Delícia de jantar e delícia de sobremesa.
Esta torta tem feito um sucesso incrível. Aliás, sempre fez! Eu é quem comecei a fazer esta receita de família nos últimos tempos e me surpreendo a cada vez que ela é servida. O repeteco é inevitável.
Se você quer uma sobremesa, simples, fácil e requintada, esta é uma excelente pedida.
E veja a facilidade!

Torta Gelada de Ganache e Brigadeiro

Ingredientes para o Ganache
2 barras de chocolate meio amargo
2 barras de chocolate ao leite
2 latas de creme de leite sem o soro

Preparo do Ganache
Dissolva em banho-maria ou no micro-ondas, as 4 barras de chocalate.
Deixe as latas de creme de leite no freezer por 20 minutos para que a água se separe do creme. Faça um furo na parte de baixo e deixe a água escorrer. Abra a lata por cima e adicione Ao chocolate derretido. Coloque a metade dessa mistura em uma forma de fundo removível.

Ingredientes para o brigadeiro
2 latas de leite condensado
6 colheres de chocolate em pó ou o suficiente para dar uma cor escura ao brigadeiro
1 colher ( sopa ) de manteiga
Coloque todos os ingredientes em uma panela e logo que você consiga ver o fundo da panela, desligue. O brigadeiro deve ficar na consistência de brigadeiro de colher.
Espere esfriar e coloque por cima do ganache, que já está na forma.
Acrescente o restante do ganache e leve à geladeira por 4 horas.

Retire da geladeira 20 minutos antes de servir e depois de desenformada, acrescente morangos por cima.
Pronta para saborear!

Você poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...