quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ROCAMBOLE DE CARNE MOÍDA COM CASTANHAS

Enfim, um rocambole de roupa nova.




Todos os dias da minha vida eu tenho a árdua tarefa de adequar o cardápio da minha pequena ao meu ou o meu ao dela. Ela não come nenhum legume, nenhuma verdura e o cerco está cada dia mais fechado.
Muitas vezes não é questão de criatividade e sim de possibilidades. Às vezes fico sem saber o que fazer:ela prioriza a carne e eu não dou o mínimo valor. Ela ama queijo e eu não posso com ele. Ela gosta de alguns ingredientes da dieta gourmet, mas não posso colocar isso na mesa sempre pois o sabor é marcante e depois ficarei sem opções. Agora é partir para um trabalho de conscientização com nutricionista porque cheguei no final da linha.
Hoje fiquei de 7h da manhã até as 10 para desenvolver algo mais completo que fosse nutritivo e escondesse alguns ingredientes que ela não comeria normalmente.

Não é completo, mas é nutritivo. E como sempre me preocupo como baixo teor de gordura, mesmo para ela, também é light.

A  receita

Todas as vezes que utilizo alguma conserva, deixo primeiramente de molho em água filtrada para eliminar o excesso de sódio. Hoje no caso, as azeitonas, os cogumelos e o palmito. Estes ingredientes são um bom chamariz para minha filha.


 Processe a cebola e o alho.

 Após, acrescente as azeitonas e depois de trituradas, acrescente as castanhas que não devem virar um pó. Deixá-las em pedaços maiores, porém quebradas.

 Em um bowl, coloque a carne moída, tudo o que acabou de processar e a farinha de pão. No meu caso, usei farinha de pão sem glúten. Por isso sempre corremos o rico de qualquer mistura ficar quebradiça. neste caso um ovo vai muito bem para completar a liga. Eu me esqueci de colocar. Algumas receitas clássicas deste rocambole, pedem um ovo independente de ser farinha de pão com ou sem glúten. Fica a seu critério.
Acrescente sal, uma colher (sopa)  de orégano, molho inglês e louro em pó. prove o tempero e acerte.
 
 Amasse tudo muito bem para obter uma mistura homegênea e com uma boa liga. Eu utilizei 500 grs de patinho.
 Arrume a carne em uma cama preparada com uma folha de papel alumínio e outra de filme plástico.
Coloque os ingredientes do recheio. Eu utilizei queijo mussarela, palmito cortado em palito, champinhons, e azeitonas pretas cortadas em rodelas. Gostaria de ter colocado uma linguiça calabresa. Mas eu tinha de frango e foi ela mesma.
A receita clássica, é feita apenas com mussarela e presunto.

Levante o filme plástico e role o rocambole para ele fechar. 

 Ajeite com as mãos o formato e feche as extremidade. Deixe agora o rocambole somente sobre o papel alumínio e feche completamente
 Asse em forno com temperatura baixa para assar a linguiça

 Mais ou menos após 20 minutos abra para conferir e coloque tiras de bacon por cima e deixe aberto para dourar.
 Mais uns 20 minutos e está pronto. cada pessoa deve olhar o ponto da carne que gosta. Para mim tem que ser tostado para despistar o gosto da carne.
  Espere esfriar um pouquinho para cortar.


Enjoy it!


Minha filha comeu e disse:
- Mamãe, gostei demais! 

4 comentários:

  1. Deliiiiicioso.Adorei.O meu saiu quase a um tamanho de jacare pq nao tenho nocao de quantidade,mas deu certo e gostei demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter saído do tamanho de Sandy,o furação. Você é minha leitora assídua e que sempre me ajuda a melhorar as receitas. Obrigada, Deinha!

      Excluir
  2. Suas receitas tem me ajudado muito e agradeco demais.Sem elas eu nao sei o que faria porque nao sei criar ou inventar justamente por nao ter intimidade nenhuma com a cozinha.Gracas a vc com seu blog com estas fotos maravilhosas e apetitosas e' que eu to tomando gosto.Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Deinha, assim você enche Minha alma! Obrigada por me incentivar. Às vezes quero parar mas quando penso em você tão longe, sem tempo e com uma alimentação nada saudável, vou em frente. Só um detalhe: você pode ter perdido a intimidade com a cozinha mas existe uma memória em você que nunca irá se apagar. As experiências que teve com a vovó na cozinha, ficarão para sempre. E sabe, tudo o que faz é delicioso!

      Excluir

Algumas pessoas me relataram que encontraram dificuldades para fazerem comentários. Sugiro que você escolha a opção nome/URL na caixa abaixo "comentar como". Coloque o seu nome e não precisa preencher a URL. Acredito que assim ficará mais fácil.

Você poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...