sexta-feira, 9 de novembro de 2012

BETERRABA NO PAPELOTE COM BALSÂMICO

Radiante, bela e saborosa!

Tenho uma certa distância da beterraba. Só porque ela tem aquela cor maravilhosa, não precisa sair manchando todas as hortaliças e legumes da salada. Pode rir. Sou assim mesmo.
Primeiramente degusto as cores, sempre em primeiro lugar... as cores. Me importo com elas na organização estética do meu prato. Por isso a beterraba me encanta e me decepciona. Já que ela tem essa necessidade de ser única, tive eu também a necessidade de separá-la de todas as outras cores e apreciá-la sozinha.
A receitinha de hoje é da Tâmara Rolim que tem um blog muito gostoso. Ela chega no meu cardápio como uma entrada para o dia a dia. Mas é claro, você pode utilizar como desejar. No final do post,  leia sobre as propriedades da beterraba.

                                             
Primeiramente faça o molho com vinagre balsâmico, alhos espremidos azeite e uma pitada de sal.


Separe as folhas frescas de manjericão. Corte um pedaço farto de papel alumínio e dobre-o em 4 partes para manter o calor mais forte durante o processo de assar. Ajeite a beterraba no centro do papel alumínio.


 Derrame por cima o molho e envolva totalmente a beterraba com as folhas de manjericão.


Coloque somente uma beterraba em cada papelote de alumínio e feche muito bem para não deixar sair o calor durante o processo de assar.



Eu me esqueci de cortar as betrrabas em quatro partes antes de ir para o forno. Não se esqueça.


Ei-la! 
Radiante, bela e saborosíssima.


Receita

2 beterrabas médias descascadas e cortadas em quatro
2 dentes de alho ralado
1 punhado de manjericão fresco|
Sal e pimenta a gosto 
5 colheres de sopa de vinagre balsâmico
3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem.
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno à temperatura de 200°C. Corte cerca de 1 metro de papel alumínio e dobre-o ao meio para aumentar a espessura. Coloque as beterrabas no centro do papel alumínio e acomode em uma assadeira.
Faça uma espécie de bolsa com o papel e adicione os demais ingredientes. Feche a bolsa formando uma trouxinha, leve ao forno e asse por aproximadamente 1 hora. Sirva com raspas de laranja ou salsa picada se for de seu gosto.

 Sobre a Beterraba

É uma planta doce e saborosa, que se extrai açúcar semelhante ao da cana. Segundo “Dr. A. Balbach’ do livro as hortaliças na medicina doméstica”, mais de um terço da produção mundial de açúcar é proveniente da beterraba, e o restante da cana.
Em sua composição química encontramos: Vitaminas A, B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina), B5 (Niacina), vitamina C (Ácido ascórbico). E cada cem gramas de beterraba são encontrados os sais: Potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês.
Por seu elevado número de sais, açucares e minerais a torna um alimento rico em propriedades medicinais. O seu consumo é preventivo de anemia, melhorando o sistema digestivo e sensação de peso no estômago. As folhas da beterraba contêm mais ferro do que o próprio vegetal. Devem-se consumir estas folhas em sopas ou refogados.
O suco é tônico, refrescante e diurético, excelente para as vias urinárias. Dr. A. Balbach em seu livro recomenda para os que sofrem dos rins ou das vias urinárias a beterraba com a cebola. Para os que têm problemas urinários, ferver uma beterraba e tomar três cálices do caldo por dia. Além das indicações acima, o suco da beterraba é bom para combater artrite, reumatismo, fortalecer tendões e promover o aumento da resistência orgânica.

Dica para combater anemia: “pegue meia beterraba descascada, uma cenoura, três laranjas e meio copo de água”. Bata no liquidificador e tome um copo pela manhã, após o café. Consumir laranja com beterraba aumenta a absorção do ferro. Beterraba, maçã e cenoura é também um excelente suco, aumenta a resistência do organismo, além de ser muito saboroso.
http://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/espacoastral/2012/08/13/o-poder-das-frutas-ervas-e-hortalicias-beterraba.html

2 comentários:

  1. Cláudia, além de uma beleza as fotos, suas receitas "enchem" os olhos. Dá vontade de acabar de ler e ir direto para a cozinha. Gosto de beterraba e como costumo comê-la só com o sal do cozimento, esse molho me pareceu saborosíssimo.
    Vou experimentar log. Tenho manjericão em casa.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lúcia! Que delícia de comentário. Abri um sorriso largo ao ler. Que bom você gostar do visual do blog e ele te instigar a ir para a cozinha. Minha irmã, Andréa, que mora fora do país, diz sempre isso. Ainda mais que ela não tem tempo e vive cansada. Diz ela que quando olha o blog, não tem cansaço que faça com que ela não vá para a cozinha. Fico feliz com isso!

      Excluir

Algumas pessoas me relataram que encontraram dificuldades para fazerem comentários. Sugiro que você escolha a opção nome/URL na caixa abaixo "comentar como". Coloque o seu nome e não precisa preencher a URL. Acredito que assim ficará mais fácil.

Você poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...