sábado, 10 de novembro de 2012

FOCACCIA COM ALECRIM E TOMATE

Aplaudida de pé!
Sem glúten e sem lactose.


Falo e repito. Sem a farinha Beladri, não dá para ser feliz na cozinha sem glúten. Eu não tenho tempo de fazer experimentos pois não me dedico à cozinha em tempo integral. É uma passadinha pela cozinha e as coisa tem que dar certo porque caso contrário, não há tempo para repetir. As misturas que fazemos em casa, tenho visto por aí, que são eficientes. Cada farinha para um tipo de receita e para um tipo de leite vegetal. Pode ser que algum dia, tenha eu tempo para selecionar e combinar. Mas o melhor da Beladri (e olha que não estou fazendo propaganda paga, hein?), é que já vem com espessante e não deixa tudo terminar em farelo.
Pois bem, eu escolhi essa farinha para tudo o que tenho que fazer daqui em diante.
Eu encontro sempre na loja Empório Nutri, que também é outro lugar que já é minha morada. Quem tem a vida corrida como a minha, não tem como chegar nos supermercados e por acaso encontrar um ou outro produto sem glúten ou sem lactose.
Outro dia encontrei com uma senhora desesperada no supermercado procurando biscoitos e outras opções sem glúten. Eu concluí o seguinte com ela: temos que buscar aonde sabemos que tem e deixar para o supermercado que não é especializado, somente alguns itens de "perfumaria' da dispensa do sem glúten. Enfim, amo quando chego na Empório Nutri e as nutricionistas que atendem, sabem de onde estão falando e resolvem a sua vida num instante. Para mim, perfeito!

Bem, vamos à receita da focaccia.
Focaccia é uma receita típica italiana, uma massa de pão com cerca de 2 cm de altura, tradicionalmente coberta com sal grosso, alecrim e azeite de oliva. Na Itália é consumida no café da manhã, como aperitivo, ou para acompanhar antepastos.

Esta receita é da minha querida Daia, Ângela Padilha.
Primeiramente dissolva 1 colher de açúcar refinado com 15grs de fermento biológico. ( Aquele próprio para pão). Eu comprei a granel na padaria, porque no dia eu tinha 15 minutos para iniciar a massa para um encontro aqui em casa e no caminho do trabalho para casa, a padaria era o menor caminho. Mas vende em qualquer supermercado.


A mistura deve ficar assim.


Atenção! Aqui estou explicando com a farinha sem glúten. As medidas com a farinha tradicional estão no final da página.
Coloque 1 xícara de farinha sem glúten em uma vasilha e acrescente um ovo e o fermento dissolvido no açúcar.


 Misture e com as mãos amasse, vire, revire, estique e forme uma bola. Vá adicionando água morna para conseguir a liga e uma boa consistência. Não tem uma medida certa. Depende das condições climáticas do dia e do ambiente.


Cubra com um pano de prato e deixe crescer durante 45 minutos longe do vento. Eu sempre coloco dentro do forno.


 Depois de 45 minutos enfarinhe a bancada e torne a amassar, virar, revirar, esticar e abra com as mãos em uma forma redonda previamente untada com azeite..


Eu coloquei em um prato refratário que tenho e acho que espichei até demais. A massa deve ficar um pouco alta. Coloque azeite em quantidade generosa, sal grosso e alecrim e deixe crescer mais 45 minutos.

Na superfície, fiz uns leves cortes, quadriculando a massa. De levinho, somente para marcar.


Leve ao forno pré aquecido e asse por aproximadamente 20 minutos a 180 graus. Quando estiver pronta, corte tomatinhos e esfregue-os por cima da massa, liberando o suco.
Obs.: As massas sem glúten devem esfriar um pouco antes de serem servidas para evitar o esfarelamento.
Gente, gente! Eu fui surpreendida pela massa. As pessoas aplaudiram de pé. Ela ficou parecendo uma massa amanteigada. Extremamente saborosa! Claro que já fiz novamente.



Corte com as mãos e retire o excesso de sal grosso dando leve batidinhas antes de comer.


 Receita Focaccia tradicional

15 grs de fermento biológico
1 colher de açucar
1 ovo
1 pitadinha de sal
240 grs de farinha de trigo ( 1 xícara e 1/2)
Para a massa sem gluten, 1 xícara de farinha Beladri ou qualquer outra a mistura de farinhas sem glúten que você já está acostumado a usar.
àgua morna

Preparo

Amasse o fermento com o açúcar. Colocar 1 ovo e uma pitada de sal. Misturar e aguardar 2 minutos.
Misturar a farinha aos poucos alternando com água morna até dar a liga. Amasse com vigor e forme uma bola. Deixe-a crescer coberta por 45 minutos.
Abrir novamente a massa crescida e tornar a  amassar vigorosamente.
Abrir com as mão em uma forma previamente untada com azeite. Coloque bastante azeite por cima e dexe crescer mais 45 minutos.
Colocar por cima alecrim e sal grosso e assar em forno pré- aquecido a 180 garus. Aproximadamente 20 minutos.

3 comentários:

  1. Amo focaccia e essa está parecendo deliciosa!!!Me deu água na boca!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, que bom você aqui. Faça esta focaccia. Você vai delirar com a delícia!

      Excluir
  2. Fessora, mt bom eeu provavelmente vou fazer e frequentar o blog obg!!! No final de semana essa rola, facinho de fazer!!!

    ResponderExcluir

Algumas pessoas me relataram que encontraram dificuldades para fazerem comentários. Sugiro que você escolha a opção nome/URL na caixa abaixo "comentar como". Coloque o seu nome e não precisa preencher a URL. Acredito que assim ficará mais fácil.

Você poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...