sábado, 3 de novembro de 2012

INVOLTINI DE BERINJELA


Hum... hummm...


Quero dividir com vocês, uma das maiores delícias de petisco que já comi nos últimos tempos. Ele pode ser feito de abobrinha ou berinjela. A versâo berinjela foi a mais aprovada aqui em casa.
Conheci este petisco quando estava preparando um brunch. Ele era uma das opções do cardápio de um buffet que só faz coisas finas e deliciosas.
Ao contrário de encomendar eu resolvi fazer. Elogios mil de todas as pessoas. Mas é muuuuito saboroso mesmo.
O involtinis, são fatias de berinjelas ou abobrinhas envolvendo um recheio. Na Itália este é um petisco bastante apreciado e muito comum.
Nessa versão, para um petisco, ele foi feito mais delicado. Mas se quiser fazê-lo maior como parte do cardápio de um almoço, cabe muito bem.

Vamos ao modo de fazer:

Escolha duas berinjelas firmes e de casca brilhante.

 

Corte uma tampinha em cada ponta. Fatie as berinjelas bem finas, assim como uma folha de papel. Tenha o cuidado para não deixar rasgar o centro das fatias. Despreze a primeira fatia ´por causa da casca.
 



Em uma frigideira com temperatura bastante elevada, grelhe as fatias de ambos os lados. Eu utilizei minha panela elétrica quadrada pois consigo nela uma temperatura constantemente alta. O que acontece  é que se for em fogo baixo, as fatias vão demorar mais tempo para grelhar e cozinhará. Essa não é a intenção.



Reserve todas as fatias e prepare o recheio


Passe a ricota na peneira e acrescente cebola ralada ou cortada bem pequenininha, alcaparras, nozes trituradas e salsinha.
Vamos começar o recheio e o molho
Caso a berinjela a fatia tenha ficado muito grande e você perceber que ficará grosseira. corte-a com tesoura em duas no sentido da largura. Quando as fatias são grandes, porem finas, não precisam de serem cortadas pois precisamos de toda a extensão para fazer um involtini bem firme. Desse modo ele não se abre.

 

Coloque o suficiente do recheio de ricota tomando o cuidado para que ao mesmo tempo que ele ocupe a largura da fatia, não fique em excesso tornando-o grosseiro.

 
Coloque uma pequena tira de tomate seco e enrole até o final.
Com as pontas dos dedos untadas pelo azeite do tomate seco, fica muito fácil finalizar os enroladinhos de berinjela. Não é necessário colocar nenhum palitinho para segurar. Você vai sentir no momento de enrolar.
Vá colocando cada um ao lado do outro em uma travessa em uma única camada para melhor entranhar o molho que faremos a seguir.

Para o molho
Para 2 berinjelas coloque duas xícaras de azeite,  cebola roxa ralada,  mostarda, suco de  limão, salsinha ou manjericão com fartura, azeitona, alho e sal a gosto. Despeje este molho sobre os involtinis e deixe 24 hs para incorporar o sabor. Para falar a verdade, eu não aguentei esperar um dia inteiro e depois de 4 horas no molho, lá estávamos nós saboreando. Eu e meu marido simplesmente comemos a metade de uma só vez. Ele fala que está difícil encontrar um tira-gosto de berinjela melhor que este.
Para fazer e servir no almoço, basta colocar uma quantidade
   generosa de recheio. Ele ficará ideal como acompanhamento.


 


Involtini com molho de Mostarda
Recheio 1 : 
Misture todos os ingredientes, tempere a gosto e reserve.

250g de ricota fresca passada pela peneira
2 colheres (sopa) de alcaparras picadas
2 colheres (sopa) de nozes picadas
2 colheres ( sopa) de salsinha picada
sal, pimenta-do-reino e tempero a gosto.

Recheio 2: 
200g de tomates secos temperados, escorridos e cortados ao meio.

Molho
2 xícara (chá) de azeite
1/2 xícara (chá) de suco de limão coado
4 colheres (sopa) de mostarda
4 colheres (sopa) de azeitonas pretas picadas
2 colher (sopa) de cebola picada
4 colheres (sopa) de folhas frescas de manjericão picadas sal, tempero a gosto
Misture todos os ingredientes, tempere a gosto e reserve.

Montagem
Distribua sobre a bancada as fatias de berinjela, disponha um pouco de recheio de ricota e, sobre este, uma fatia de tomate seco. Enrole como rocambole e arrume os rolinhos num prato raso. Cubra com o molho e deixe curtir. Sirva apenas a partir do dia seguinte.
 Obs: Caso queira fazer com abobrinha, será necessário escaldar as fatias em água quente com sal por 1 minuto, deixando-as escorrer completamente antes de colocar o recheio.

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça mesmo! Você nem tem idéia da delícia! O Tim vai gostar demais!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Alessandra, está na hora de fazer uma receita. Aproveite essa aí. É boa demais! Adorei você ter passado por aqui.Bjs

      Excluir
  3. Parem tudo e chamem os cachorros.Deliciosamente gostoso.Adorei fazer,utilizei meu mandoline(podre de chique)meu grill eletrico e foi 1,2,3.Eu particularmente nao gosto de ricota,mas nao resisto as fotos maravilhosas deste blog e fui fazer.Torci nariz pra ca,torci nariz pra la por causa da ricota e experimentei.Comi 1 so nao.Foi quase a vasilha toda.O molho com mostarda fica perfeito.Nao tem como errar.Tudo de bom.com
    Corram pra cozinha e facam tambem.Vale a pena demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo quando você gosta da receita. Adorei seu comentário, obrigada por passar por aqui sempre! Bjs

      Excluir
  4. Eu tava com pressa ai fiz camada da berinjela grelhada e do molho cobri de queijo e assei. Ficou divino. Depois de fria ficou tb igualmente deliciosa. Da próxima farei para petisco como você fez. Ficou muito gostoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uaua, Romero! Deve ter ficado uma delícia. Boa ideia mesmo para os dias apressados. Taí! Vou tentar também. Obrigada pela visita.

      Excluir
    2. Uaua, Romero! Deve ter ficado uma delícia. Boa ideia mesmo para os dias apressados. Taí! Vou tentar também. Obrigada pela visita.

      Excluir
  5. Essa mostarda é Dijon? Não achei informacao fizcom a normal ficou forte.

    ResponderExcluir
  6. Deixei uma pergunta é 2017 sem resposta.
    Fiz com a mostarda comum e achei meu molho muito forte. São 4 cS de sopa de mostarda mesmo? Onde errei, me pergunto.

    ResponderExcluir

Algumas pessoas me relataram que encontraram dificuldades para fazerem comentários. Sugiro que você escolha a opção nome/URL na caixa abaixo "comentar como". Coloque o seu nome e não precisa preencher a URL. Acredito que assim ficará mais fácil.

Você poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...