quarta-feira, 29 de agosto de 2012

QUINUA

QUINUA QUÍNUA QUINOA... QUE BOA!


Essa luz que vem chegando, iluminando os dias sombrios de frio que se passaram, traz energia nova fazendo germinar vontades incubadas. Então para combinar com essa luz nova, que tal uma saladinha de quinua com suco de fanta?


A quinoa é um grão que teve seu cultivo iniciado há mais de cinco mil anos nos Andes bolivianos, assim como o milho e a batata a quinoa era base da alimentação no império Inca. Dos mais de 17 tipos diferentes deste grão é a variedade e a grande concentração de proteínas. É conhecido como "Grão Sagrado".
É encontrado em forma de flocos, grãos e farinha, em grande parte do Brasil. Dentre os benefícios do consumo, estão a prevenção de câncer de mama, osteoporose e problemas cardíacos, além da melhora da imunidade, da aprendizagem e da memória e recuperação de tecidos, entre outros.
Ela é rica em vitaminas a como a B-6, B-1 e em menores quantidades as vitaminas E e C. Para se ter uma idéia, em apenas 100 gramas da quinua podemos encontrar 9,5 miligramas de ferro, 286 mg de fósforo, 112 mg de cálcio e ainda apresenta um valor entre 67 e 74 % de hidratos de carbono, essencialmente na forma de amido. Seu teor energético também é alto, em torno de 347 kcal por 100g.

SALADA DE QUINUA




Pessoal, o prato da foto surgiu de uma pesquisa que fiz de várias receitas e ingredientes.Fiz primeiramente com pepino e pimentão. Mas para eu ter apetite, preciso que o alimento me conquiste com as cores. Então incrementei a salada e ficou assim:


Salada de Quinoa com Frutas

Ingredientes:

1 xícara de quinoa em grãos
1 pepino sem sementes cortado em cubinhos
1/2 pimentão verde, vermelho e amarelo
3 Fatias de manga cortadas em cubinhos
2 fatias de abacaxi cortadas em cubinhos
1 maça verde sem a casca cortada em cubinhos
1/2 maço de salsinha picada bem pequena
Um pouquinho de passas sem sementes e castanha do Pará cortada em lâminas
Um punhadinho de gergelim preto, de ervas finas, de alecrim fresco e de pimenta rosa

Preparo:

Cozinhe 1 xícara de quinoa orgânica ( mãe Terra ) em duas xícaras de água e sal. O ponto do cozimento é quando a quinoa fica transparente e parece começar a germinar. Mais ou menos vinte minutos.
A água é quase toda incorporada. Deixe na geladeira antes de misturar os ingredientes
Prepare a parte um molho com o suco de 1/2 limão siciliano, sal e azeite e misturei na salada.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algumas pessoas me relataram que encontraram dificuldades para fazerem comentários. Sugiro que você escolha a opção nome/URL na caixa abaixo "comentar como". Coloque o seu nome e não precisa preencher a URL. Acredito que assim ficará mais fácil.

Você poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...