quarta-feira, 10 de outubro de 2012

LAGARTO DA JULITA

Maravilhoso!


                            
Lagarto é uma das poucas carnes que aprecio. Sempre procurei formas diferentes para fazer pois haja variedade para quem não come todas as carnes. O dia que experimentei esse, nunca mais quis fazer nenhum outro. Este é o famoso lagarto ao vinagrete. A ideia é preparar e deixar na geladeira para ser saboreado como tira-gosto ou como recheio de sanduíche para aqueles dias em que você chega em casa e não quer comer um simples pão com manteiga no lanche.. Eu gosto também de esquentar e comer com arroz e salada.
Esta receita é da Julita que é uma pessoa que já está na família há mais de 10 anos. As receitas dela são muito gostosas e famosas na família.

Passo a passo:

Eu faço essa receita com a metade de um lagarto dos maiores porque somos poucos aqui em casa. Um detalhe muito importante: retire toda a gordura do lagarto. Deixe-o como o da foto abaixo.


Cozinhe o lagarto na panela de pressão com água e sal por 40 minutos a partir do momento que você liga o fogão.
Enquanto isso, corte em rodelas finas as cebolas roxas e os pimentões vermelho, verde e amarelo.


Você pode usar a cebola comum. Ultimamente tenho preferido a roxa por ser mais saborosa!

      

Coloque de molho na água, 1 xícara de azeitona preta e 1 xícara de azeitonas verdes, separadamente. Elas devem perder o sal. Cada dia as azeitonas estão mais salgadas e o excesso de sal prejudica a saúde e interfere no sabor final da receita. Eu costumo trocar a água pelo menos 1 vez. você deverá experimentar para ver o ponto que quer o sal na azeitona para retirá-las da água. Não adianta retirar todo o sal e ter que colocar mas na receita depois.


Depois do lagarto cozido corte com a faca elétrica o mais fino que conseguir. Eu mando fatiar na padaria porque não tem comparação com as fatias cortadas em casa. Eu não tenho tanta aptidão assim com faca elétrica. O ponto de cozimento da carne, fica como um rosbife.
Observe a imagem abaixo.


Agora você vai refogar alho, os pimentões e a cebola no azeite. Além do alho comum eu utilizei alho negro. Ele é o nosso alho comum que passou por um processo de fermetação e defumação. Principalmente para as pessoas que não apreciam o sabor de alho, o alho negro tem um sabor um pouco balsâmico, doce, pode ser que lembre um gosto de ameixa, de tamarino. Só experimentando para saber. Ele não é imprescindível na receita mas acrescenta um sabor especial. Eu usei bem pouquinho pois não sabia qual seria o resultado. Sei que da próxima vez posso colocar uma cabeça de alho inteiro para a quantidade que faço.

                  


Coloque uma mão cheia de orégano. Esfregue-o primeiro na mão para ativar o cheiro e o sabor.


Acrescente uma xícara de vinagre de maça e deixe por mais 3 minutos. 


Coloque a carne fatiada em um refratário e intercale uma camada de carne e outra desse refogado que acabou de fazer.



Leve ao forno por 20 minutos para secar o vinagre e acabar de cozinhar a carne. Esta pronto o lagarto mais delicioso do mundo!


Lagarto Da Julita

Um lagarto de aproximadamente 600 grs
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão verde
1/2 pimentão amarelo
1 xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroço
1 xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço
1 mão cheia de orégano
Alho
1 copo de azeite
1 copo de vinagre
Sal a gosto

Preparo
Corte a cebola e os pimentões bem finos e refogue com o azeite e o alho.
Acrescente uma mão de orégano e 1 copo de vinagre. Coloque sal a gosto.

Cozinhe o lagarto por 40 minutos e fatie o mais fino possível. Ele ficará como um rosbife.
Em um refratário coloque camadas do lagarto desfiado e do refogado. Leve ao forno por mais 20 minutos até que o lagarto termine de cozinhar. Ao retirar do forno, verifique e acerte o tempero.
Acrescente mais 3 xícaras de azeite até que a carne esteja submersa. Está pronto!

Eu adoro comer ele quentinho também. Mas você vai colocá-lo na geladeira e comer gelado como tira-gosto. Ele dura na geladeira por mais ou menos 2 meses.

19 comentários:

  1. Essa carne é deliciosa e muito prática. Uma dica é deixa-la esfriar na geladeira para que fique mais firme e fácil de fatiar.
    Lindas imagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Ricardo! Eu conheço outras receitas de lagarto ao vinagrete mas a minha preferida é essa aqui, viu? adorei a dica. E isso é verdade mesmo!

      Excluir
  2. Irei fazer este fim de semana,acrescentando passas e nozes.

    ResponderExcluir
  3. Hummm... Passas é uma boa pedida. Adoro suas idéias.Depois você me conta se ficou saboroso com esses ingredientes.

    ResponderExcluir
  4. Amanha eu irei fazer, comi uma hoje assim porém acredite.. com picanha e uma com contra filé
    estava divino.

    Hoje vi uma receita de kibe sem glúten com couve flor, assim que eu fizer irei te enviar a receita.. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, não deixe de passar a receita! Vou adorar experimentar! Que interessante deve ficar com picanha! Nunca pensei nisso. Fica aí a sugestão para todos.

      Excluir
  5. voce equeceu de colocar a quantidade de azeitonas .
    Lagarto Da Julita

    Um lagarto de aproximadamente 600 grs
    1/2 pimentão vermelho
    1/2 pimentão verde
    1/2 pimentão amarelo
    1 mão cheia de orégano
    Alho
    1 copo de azeite
    1 copo de vinagre
    Sal a gosto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Obrigada por me avisar. A quantidade é uma xícara de cada tipo.

      Excluir
  6. Fiz o lagarto e na hora de ferver com agua e sal,acrescentei tomilho e folhas de louro.Deu um cheiro maravilhoso.
    Delicioso este lagarto.Com certeza farei mais vezes.As passas deram um toque super delicioso.Podem colocar.
    Ricardo,a sua ideia de colocar na geladeira me ajudou demais.Nao usei faca eletrica porque nao tenho e saiu fininha mesmo com a faca comum.
    Gostei Demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deinha, imagino a delícia que deve ter ficado com as passas. Também gostei demais da ideia das ervas na água do cozimento. Gente, eu acho ótimo quando vocês voltam aqui para comentar. Vamos enriquecendo a receita, juntos. Gostei demais!!!

      Excluir
  7. Cláudia,já tô com água na boca só de ler as receitas. Acabei de mostrar pra Ana e já te coloquei nos favoritos pra experimentar uma a uma. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juca, muito obrigada! Fico mesmo feliz em saber que você anda por aqui. Tomara que a fofa da Ana também goste das receitas. Apareça sempre. Bjs

      Excluir
  8. Vou fazer essa semana. To doida pra experimentar. Parabens pelo blog. Ta sensacional. Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça mesmo porque esta receita é a campeã aqui do blog. Quem fez, amou. E eu sei o quanto é gostosa, prática e versátil. Bjs e obrigada por deixar seu comentário, Dri.

      Excluir
  9. Simplesmente delicioso! Uma dica para quem gosta de rosbife: nao coloquei no forno e deu super certo. Fez o maior sucesso! Obrigada por essas receitas maravilhosas. Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, só! Que boa ideia não colocar no forno. Realmente eu que não sou fã de carne e só como se estiver tostada, não saberia dar esta dica. Mas sei que qem gosta de rosbife, jamais deveria levar ao forno. Fica aí a super dica da Dri. Beijocas

      Excluir
  10. Fiz e os meninos amaram!!! Eles fizeram sanduíche com pãozinho de sal e comeram até...to adorando suas receitas e finalmente estou curtindo cozinhar,mas só gosto de fazer coisas praticas...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, experimente fazer o Folhado de Berinjela e Abobrinha. Também é prática e deliciosa.Vai lá na coluna d elanches e olhe as outras opções para você se inspirar com outras ideias.Bjs

      Excluir
  11. Não deu para quem quis, simplesmente maravilhoso

    ResponderExcluir

Algumas pessoas me relataram que encontraram dificuldades para fazerem comentários. Sugiro que você escolha a opção nome/URL na caixa abaixo "comentar como". Coloque o seu nome e não precisa preencher a URL. Acredito que assim ficará mais fácil.

Você poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...