terça-feira, 25 de setembro de 2012

ALIMENTAÇÃO VIVA

Eu faço parte!

Eu sempre adorei comer brotos. principalmente o broto de alfafa. Ultimamente tenho apreciado muitíssimo o broto de girassol. Logo quando comecei o blog, eu conheci a página da Conceição Trucon e fiquei encantada com a abordagem que ela faz sobre a alimentação de brotos. a partir daí comecei a ler e ouvir com muita frequência sobre alimentação viva. Mas o qe é isso?
Alimento vivo significa sementes em processo de germinação e brotos.


Quando as sementes germinam, uma incrível quantidade de força vital é liberada e você passa a ter acesso a uma grande fonte de nutrientes.Os brotos contém enzimas - muitas delas, aliás - que são os elementos vivos nos alimentos e promotores da geração de energia em cada célula do corpo.

Eu normalmente me interesso em pesquisar e experimentar aquilo que não conheço muito bem. Tenho também muito interesse em preparar a minha pequena para uma leitura de mundo mais ampla ampliando o seu repertório de possibilidades para que depois ela faça as suas escolhas.
Pois bem, motivada por essas e outras, lá fui eu fazer a minha germinação junto com a minha filha. Delícia! Fomos ao mercado central procurar terra sem agrotóxico, sementes sem aditivos e viemos felizes e motivada para plantar. Procurei uma forma atraente para plantar e que fosse possível para ela molhar e cuidar.

Além da germinação das sementes para consumo em sucos, saladas e outros, estamos também preparando as mudas para a horta de ervas que estamos projetando.
Ah que delícia! Todos os dias, apesar da correria para sair cedo para a escola, a primeira coisa, era correr na área de serviço para observar e fotografar cada etapa do crescimento.

Broto de Alfafa






  Pronto para a colheita


Broto de Girassol









     

  Pronto para a colheita


Além da germinação das sementes para consumo em sucos, saladas e outros, estamos também preparando as mudas para a horta de ervas que estamos projetando.




Sementeira para a nossa horta.

Nós plantamos: tomilho, manjericão, salsinha cibolete e coentro 









As mudas ainda estão em fase de crescimento. Depois mostro mais sobre o plantio. Aguardem.
Abaixo estão alguns links, caso você se interesse em saber mais sobre o alimentação viva.

O que é alimento vivo?
http://www4.ensp.fiocruz.br/terrapia/?q=alimenta%C3%A7aovivaoquee
http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,alimentos-vivos,394326,0.htm

Como germinar grãos e sementes
http://www.docelimao.com.br/site/desintoxicante/alimentacao-viva/378-como-germinar-graos-e-sementes.html

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que ideia fantástica. Você me deu um impulso para eu praticar o cultivo de brotos. Abs. Wagner Morais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá wagner. Fico muito feliz por você ter encontrado motivação no meu blog, Apareça sempre nesta cozinha.

      Excluir

Algumas pessoas me relataram que encontraram dificuldades para fazerem comentários. Sugiro que você escolha a opção nome/URL na caixa abaixo "comentar como". Coloque o seu nome e não precisa preencher a URL. Acredito que assim ficará mais fácil.

Você poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...