quarta-feira, 5 de setembro de 2012

SALADA DE GRÃOS

QUANTA DELICADEZA!


Para mim, essa é  uma salada curinga. Ela substitui o meu almoço nos dias em que não quero pensar em nada complexo. Perfeita também para o lanche ou como entrada. Na minha casa ela é presença constante.

Simples assim!

Ingredientes
1 xícara de arroz 7 grãos
1 xícara de grão de bico
1/2 xícara de feijão azuki
I/2 xícara de ervilha
1/2 xícara de trigo em grãos ( opcional)
Uva sem semente fatiada fina
Tomate cereja cortado em 4
Salsinha
Alecrim
Limão
Azeite
Sal

Preparo:


Prepare primeiro os grãos.

1- De todos os grãos, gosto que sobressaia o grão de bico.
Deixe o grão de bico de molho de 8 a 12 horas. Cozinhe com sal por 20 minutos ou até estar ao dente. Desligue o fogo e deixe na água quente, enquanto corta os outros ingredientes . Ele terminará de cozinhar nessa água quente.

2- Cozinhe 1 xícara de arroz 7 grãos, com sal, conforme a instrução do fabricante. Experimente para provar a textura. Eu prefiro mais durinho.

3- Cozinhe 1/4 de xícara de feijão azuki.

4- Sobre a ervilha, tenho preferido as que compramos congelada. Mas nada impede que você as cozinhe.

5- Quando o glúten ainda estava na minha alimentação, cozinhava também 1/2 xícara de trigo em grão e acrescentava. Você pode escolher colocar ou não.

Enquanto isso, corte todos os outros ingredientes e misture tudo num bowl.

Ajuste qualquer ingrediente de acordo com o seu paladar. Eu gosto de ressaltar o sabor das frutas. Às vezes, coloco mais de uma, como por exemplo, a manga.

Tempere com uma dose honesta de azeite extra virgem e limão.
Perfume com alecrim e salsinha.


E claro. as flores comestíveis dão aquele toque de delicadeza!


Arrume a salada em porções individuais. Ela fica atraente.



4 comentários:

  1. Olá, Cláudia!
    Vim conhecer seu blog através da Lúcia.
    Essa salada é bem completa, além de atraente.
    Quando se tem restrições alimentares, não quer dizer que se ponha na mesa alimentos sem sabor, não é verdade?
    Meu almoço foi a mjadra, aquele arroz com lentilhas, especiarias e cebola caramelizada. Não precisa mais nada e como com muito prazer.
    Seja bem-vinda ao mundo dos blogs e, se não conhece, venha conhecer meu cantinho.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Gina, que delícia! Aqui em casa comemos sempre este arroz com lentilhas. Amo de paixão! Ah, as cebolas caramelizadas... Boa lembrança! Já tem um bom tempo que não faço.
    Gina, passe sempre por aqui. Gostei da sua visita. Certamente vou visitar o seu blog e deixarei lá um recadinho para você.
    Abraços

    ResponderExcluir

Algumas pessoas me relataram que encontraram dificuldades para fazerem comentários. Sugiro que você escolha a opção nome/URL na caixa abaixo "comentar como". Coloque o seu nome e não precisa preencher a URL. Acredito que assim ficará mais fácil.

Você poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...