quarta-feira, 26 de setembro de 2012

BABAGANOUSH

 COM CARINHO PARA EDUARDO SOARES.



Eduardo Soares é um sobrinho muito carinhoso que peguei emprestado dos "Soares" . Isso sem desmerecer nenhum outro. Tenho que falar também da Renata, fofíssima, que me chama de tia desde o primeiro minuto do primeiro tempo, e eu adoro!
A Renata havia comentado comigo sobre o livro 100 Receitas sem Leite de Sabrina Sedlmayer  da editora Gutenberg. Na mesma semana, sem saber de nada, o Eduardo me presenteia com o livro. 
Eu fiquei tão emocionada com a delicadeza dele ! Fiz um escândalo de tanta felicidade. Prometi que faria várias receitas e o convidaria para degustar. Imediatamente publiquei no  "gratia plena", que é uma coluna do blog, onde posto as pequenas coisas que de alguma maneira, enchem a minha alma, que me dão plenitude e me fazem feliz. Espera aí, viu, Eduardo! 
Estou me organizando. Primeiramente testando algumas receitas para não fazer feio com você. 
Claro que você, Renata, minha sobrinha querida, também será convidada.

Então, a primeira receita que testei foi a de BABAGANOUSH.  
Baba ganoush (ou Babaghanoush, do árabe بابا غنوج) é um prato típico do Oriente Médio, sendo uma pasta feita de beringela assada ou grelhada e tahine, uma pasta feita com sementes de gergelim.

Escolha 2 berinjelas de tamanho médio para grande.


Espete-as com m garfo de churrasco e leve-as uma a uma, diretamente ao fogo médio. Não deixe-as em cima da trempe diretamente. Segure-as a uns 10 cm da chama do fogão, girando-as até que a casca esteja com aspecto de queimado. Aqui está o segredo: ela não pode queimar demais pois senão fica com gosto enfumaçado e estraga a sua receita. Esse processo, segundo a autora, é importante para deixar um gostinho defumado no resultado final da receita.


Espere as berinjelas esfriarem, corte-as ao meio.

  Retire com a ajuda de uma colher, toda a polpa e despreze as cascas.


Bata no liquidificador ou processador, as berinjelas com 3 colheres de tahine, 1 dente de alho e suco de 1 limão.


Eu sugiro que você coloque o tahine aos poucos, assim com o limão. Vá provando para adequar ao seu paladar. Deixe o alho por último para não amargar. Eu custei a chegar no ponto certo, porque não aprecio o sabor muito forte de tahine. Mas ao final ficou saboroso.


Regue azeite por cima e sirva com torradas, pão sírio ou qualquer crocante a seu gosto.


Conservar na geladeira.

Babaganouh

Ingredientes

2 berinjelas
 3 colheres de tahine ( sopa)
1 dente de alho picado
suco de 1 limão

5 comentários:

  1. Cláudia, Cláudia. Que muito bacana a sua lembrança! Fico muito satisfeito que você tenha gostado tanto do livro. Organize-se aí com calma, mas não demore demais! Quero provar a receita e desfrutar da companhia de vocês! Grande beijo do seu sobrinho Eduardo Soares.

    ResponderExcluir
  2. Ei Eduardo! Nossa... Mais feliz estou por ter sido você o primeiro a comentar neste post dedicado a você. Que surpresa agradável! Estou me organizando sim para vocês virem aqui novamente. Eu te dou o direito de escolher 3 receitas do livro para eu fazer para você. Beijos e mais uma vez, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Oba!!! Não demora, viu, tia Cláudia!!!!
    bjbj

    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Renata. Que bom que viu essa postagem.Pode deixar, vai ser ainda em outubro. Te aviso! Beijos

      Excluir
  4. muito bem explicado, vou fazer com certeza! parabéns.

    ResponderExcluir

Algumas pessoas me relataram que encontraram dificuldades para fazerem comentários. Sugiro que você escolha a opção nome/URL na caixa abaixo "comentar como". Coloque o seu nome e não precisa preencher a URL. Acredito que assim ficará mais fácil.

Você poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...